quinta-feira, 10 de novembro de 2016

NAO SABES COMO VAIS MORRER

Chegar a uma 11ª  edição a correr à margem, fora dos circuitos dos grandes interesses, é um feito que honra o autor e a casa editora. Sete mais uma histórias da guerra colonial e regresso atribulado no Vera Cruz. "Pior do que a morte só o cheiro dela, atrevo-me a dizer. Essa experiência é perturbadora para quem algum dia a viveu. Permanece para o resto dos dias. Alojado num escaninho do cérebro, o cheiro da morte irrompe quando menos se espera. Basta uma associação de ideias, vaga que seja, para a activar".

Título: Não Sabes Como Vais Morrer
colecção: Memória Perecível
Edição: Maio 2016
Preço: 7 euros
 

EXORTAÇÃO AOS POETAS

Reajustar o retrato através das palavras do próprio, (re)lidas quarenta anos depois. Eis o breve contributo deste livro, composto por dois discursos (no I Congresso de Escritores Portugueses e em Almada) do general Vasco Gonçalves, na qualidade de primeiro-ministro e membro do Conselho da Revolução, no agitadíssimo ano de 1975. Sacudidos os preconceitos, os ódios – acintosos uns, outros nutridos pela ignorância –, e com o devido distanciamento que o tempo burila em todas as coisas, a leitura de Exortações aos Poetas, devolve-nos nítida, límpida, a figura do revolucionário, do militar de Abril, do homem que habitava “o comum da terra”.

Titulo: Exortação aos Poetas
Colecção: Memória Perecível
Edição: Novembro 2015
preço: 7 euros
 

quarta-feira, 2 de novembro de 2016

António Bispo do Porto


 A carta de D. António Ferreira Gomes, na resposta ao convite de Salazar, para estar ao lado do almirante Américo Tomás na farsa das eleições de Junho de 1958, agitaria a Ditadura Nacional. Apertam-se as malhas da censura e da repressão, o Bispo do Porto é forçado ao exílio.
 Em António Bispo do Porto, a sua  primeira entrevista a um orgão de comunicação social após o 25 de Abril, entrevista conduzida por Manuel Dias e autor deste livro, a propósito da Carta do Episcopado Português -  incluída neste volume - revelam um homem da Igreja, corajoso e frontal,  fiel aos princípios do Concílio do Vaticano II.


título: António Bispo do Porto
colecção: Memória Perecível
edição : AJHLP/ Outubro 2016
Preço: 7 euros